segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sociedade Brasileira da Computação

A SBC ( Sociedade Brasileira da Computação) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, voltada inteiramente para a computação e o seu desenvolvimento. Ela participa de reuniões e grupos de estudos realizadas por outras instituições ligadas à computação, com o objetivo de incentivar às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da computação. Organiza também, congressos, conferências, reuniões e publicações próprios; além de promover anualmente o Congresso Nacional da SBC ( CSBC), que esse ano acontecerá de 20 a 24 de julho em Bento Gonçalves - RS; todos visando a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de computação. Promove ainda outros eventos como: JAI ( Jornada de Atualização de Informática), SECOMU ( Seminário de Computação na Universidade), WEI ( Workshop de Educação na Computação), WIE ( Workshop de Informática na Educação), dentre outros.

OS GRANDES DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO NO BRASIL
A SBC selecionou um conjunto de cinco grandes desafios para o Brasil na área da computação, que deveriam ser resolvidos num período de 10 anos: de 2006 a 2016; são eles:
  1. Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
  2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
  3. Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias.
  4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
  5. Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.

PERGUNTA DO PROFESSOR
Quais cadeiras ou áreas de concentração do curso de computação da UFS tem relação com cada um dos desafios propostos pela SBC?

1. Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
  • Redes de Computadores;
  • Engenharia de Software;
  • Banco de Dados;
  • Estrutura de Dados.

2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
  • Algoritmos;
  • Desenvolvimento de Software.

3. Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias.
  • Arquitetura de Computadores
obs.: É mais voltada para hardware.

4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
  • Informática, ética e sociedade

5.
Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.
  • Sistemas Distribuídos;
  • Engenharia de Software;
  • Programação;
  • Redes de Computadores.

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