segunda-feira, 30 de março de 2009
Perfil Pessoal
Durante toda minha vida, eu só passei por três colégios; no Colégio Frei Anselmo eu cursei o ensino infantil e não lembro muita coisa de lá; no Colégio Bom Pastor eu cursei todo o ensino fundamental e tenho muito boas lembranças, além da ótima base de ensino e de várias experiências interessantes, a melhor coisa que eu consegui foram as amizades que continuam fortes até hoje; e foi no Colégio Amadeus que eu me preparei para o vestibular, fiz ainda mais amizades e tive outras ótimas experiências, como o basquete.
Pois é, agora eu estou na tão sonhada Universidade Federal de Sergipe. Consegui passar de primeira para Ciência da Computação mas agora no início eu estou meio perdido, eu o escolhi por saber que é um ótimo curso e que está em constante alta, só que entrei sem saber nada e me assusta um pouco ver os outros colegas falando sobre coisas que eu não sei nem pra que lado pende. Mesmo assim acho que escolhi o curso certo e que logo, logo eu me igualarei a eles.
domingo, 29 de março de 2009
Lógica Matemática
Aristóteles ( 384-322 a.C. ) foi um grande filósofo grego e fundador do pensamento lógico. A obra que contém a sua lógica chama-se Organon, e ela só foi produzida após a sua morte, pelos seus seguidores. A obra é dividida em seis textos:
- Categorias ( teoria na qual os objetos são classificados de acordo com o que se pode dizer significativamente sobre deles).
- Tópicos (escritos para orientar todos aqueles que tomam parte em competições públicas de dialéctica ou discussão ).
- Refutações dos Sofistas.
- Interpretação (escritos sobre os juízos).
- Primeiros Analíticos (escritos sobre o silogismo em geral).
- Segundos Analíticos (escritos sobre a demonstração).
A lógica aristotélica foi tão bem formulada que apesar de passados mais de 2300 anos e dos grandes avanços na lógica, as suas ídeias continuam corretas e atualizadas. Mas isso não impediu que seus pensamentos fossem questionados ou criticados, pois suas teorias não admitiam meio termo, "ou é verdade ou é falso", e nem tudo no mundo pode ser analisado dessa forma.
GOTTLOB FREGE
Gottlob Frege (1848-1925) foi um dos pensadores que mostrou as limitações da lógica de Aristóteles com a criação da lógica moderna e dividiu com ele o título demaior lógico de todos os tempos. De qualquer forma, ele também foi muito criticado, só que por pensadores da sua época. Críticas à parte, Frege contribuiu bastante para a lógica matemática, principalmente por criar a representação por símbolos e o uso de quantificadores.
GEORGE BOOLE
George Boole (1814-1864) é o criador da álgebra booleana, considerada a base da aritmética computacional de hoje. Ele, assim como Aristóteles, trabalha com o pensamento de que só existem duas grandezas: verdadeira e falsa. Porém retirou algumas restrições impostas pela lógica aristotélicas, afirmando então que existiam vários raciocínios válidos e outros vários inválidos. É importante lembrar que na lógica booleana era utilizado o sistema binário ( em que o 0 (zero) significaria falso e o 1 (um), verdadeiro), de fundamental importância quando falamos em computadores.
domingo, 22 de março de 2009
Conhecendo a UFS
O DAA (Departamento de Administração Acadêmico - http://www.daa.ufs.br/) é um dos mais importantes órgãos para o aluno. Ele é responsável por administrar dados acadêmicos, por divulgar nossas notas, pelo cadastramento de disciplinas, fornecimento de informações, etc. E é a ele que recorremos quando precisamos trancar alguma matéria, modificar o horário ou fazer nossa matrícula semestral.
Pode-se dizer que o CCV (Coordenação de Concursos e Vestibulares) é mais presente na vida de quem ainda não entrou para a UFS, pois está ligado diretamente ao vestibulando; oferece em seu site (http://www.ccv.ufs.br/) o simulador de pontos, além de informações e listas de pré-classificação e classificação. Mesmo assim às vezes precisamos recorrer a ele depois de ingressar na UFS, como por exemplo, para fazer a carteirinha que nos dá acesso ao RESUN (Restaurante Universitário) e à Biblioteca.
BICEN (Biblioteca Central) - conta com um grande e rico acervo de livros, os mesmos que são usados nas mais famosas universidades de todo o mundo. Além de contar com as Biblioteca On-Line e Multimídia, implantadas por professores do DCOMP (méritos ao nosso professor Henrique Nou Schneider). Tendo em mãos a carteirinha, podemos levar os livros para casa podendo assim complementar nossos estudos e enriquecer nosso conhecimento.
O DCOMP (Departamento da Computação - http://www.dcomp.ufs.br/) é o nosso departamento, que é chefiado pelo professor Antônio Monteiro Freire. Sempre se desenvolvendo e agora em grande expansão, o DCOMP contará com um aumento do número de professores; com a construção do nosso prédio, que já foi aprovado e em breve estará pronto; e também, estamos na expectativa da criação do Mestrado de Ciência da Computação, que, se aprovado, já irá funcionar a partir de 2010; tudo isso sem falar nos já em vigor: aumento do número de vagas em Ciência da Computação e criação do curso de Engenharia da Computação. O DCOMP então está agora com três cursos:
- Sistemas de Informação - curso noturno que oferta 50 vagas, fundado em 2007, forma profissionais diretamente ligados ao mercado de trabalho. Ensina sistemas relativamente simples e conta com algumas matérias ligadas à administração de empresas, possibilitando ao graduado trabalhar em comércio e indústrias ou até mesmo se tornar um empresário da área.
- Ciência da Computação - que agora conta com 100 vagas, é o curso mais antigo dentre os três, fundado em 1991. O bacharel em Ciência da Computação, além de aprender o que o formado em Sistemas de Informação faz (com exceção das noções de administração), está capacitado a desenvolver grandes projetos de pesquisa e lida com sistemas extremamente complexos, sendo capaz até de desenvolver sistemas operacionais.
- Engenharia da Computação - oferta 50 vagas. Com sua primeira turma iniciciando agora em 2009 é o curso mais novo do DCOMP, mas está ligado diretamente ao NEL (Departamento de Engenharia Elétrica). Basicamente, ao contrário dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação (que trabalham principalmente com Software), a Engenharia trabalha com Hardware e chips nos laboratórios de indústrias de tecnologia.
SOFTEAM e CALICOMP
- A SOFTEAM (http://www.dcomp.ufs.br/index.php/EE:Softeam) é a empresa júnior de informática da UFS, fundada em 1997 é a empresa junior mais antiga da universidade. Ela é formada por alunos e faz a ligação entre eles e o mercado de trabalho, ensinando como lidar com clientes exigentes e proporcionando experiência. Além de trabalhos de extensão e de oferecer cursos por preços baixos, a SOFTEAM disponibiliza alguns trabalhos remunerados para que os alunos ganhem dinheiro sem precisar perder o foco da universidade.
- O CALICOMP (Centro Acadêmico Livre de Computação) é uma entidade totalmente livre da opinião de professores, exceto quando solicitados. Em seu site (http://www.dcomp.ufs.br/calicomp/) nós podemos colocar o que quisermos: opiniões, dúvidas, marcar eventos... O CALICOMP tem como principal objetivo representar os alunos do DCOMP em reuniões, congressos, reclamações,etc.